Cadê meu dono?
Cadê meu dono?
R$ 43,50
Autor(es): Maurício Veneza Ilustrador(es): Maurício Veneza
Tamanho: 24 x 19,5cm Páginas: 24 Faixa Etária: a partir de 6 meses ISBN: 9788565732130 Categoria: Tema: Amizade; Maravilhoso fabular; Natureza (bichos, plantas); Caixa alta

Por meio de uma narrativa breve, o leitor conhece a dúvida de um cãozinho. Ele se perdeu e procura seu dono. À medida que observa as pessoas que encontra, vai comparando detalhes, como roupas, sapatos, tamanho dos pés e hábitos, mas conclui que não pertencem ao seu verdadeiro dono. Depois de muito procurar, ele o encontra, para grande surpresa do leitor.
E juntos seguem felizes.

  • Conversar sobre as imagens do livro. Quem seriam as pessoas que passam pelo cãozinho: profissão; idade e atividades que fazem no momento.
  • Observar atentamente a expressão do cachorrinho em cada cena e imaginar o que ele estaria sentindo.
  • Pedir a opinião dos alunos sobre a frase: “Nunca mais vou encontrar meu dono”. O cãozinho estaria desanimado, conformado, infeliz, cansado...?
  • Debater: como deve ser a vida desse cãozinho na companhia de seu dono? Justificar a opinião dada.
  • Produção de texto: criar coletivamente uma pequena história, em que o dono é que perde seu animalzinho. Sugestões: “Cadê meu hamster?”; “Você viu meu gato?” “Meu cachorrinho marrom passou por aqui?”; “Por onde andará meu tico-tico tão mansinho?”
Obra selecionada para o Catálogo de Bologna 2015