Amarra meu cadarço?
Amarra meu cadarço?
R$ 43,50
Autor(es): João Marcos Ilustrador(es): João Marcos
Tamanho: 21 x 21cm Páginas: 24 Faixa Etária: a partir de 6 meses ISBN: 9788565732147 Categoria: Tema: Brincadeiras/jogos infantis; Realidade X Fantasia; Família/questões familiares; Quadrinhos; Caixa alta

A história é apresentada em quadrinhos. Mendê e Telúria estão felizes, porque vão visitar o vovô e a vovó. Telúria nota que o cadarço do calçado do irmão está desamarrado. Ela tenta amarrá-lo, mas não consegue. Então resolve pedir ajuda aos “moradores“ da caixa de brinquedos. Eles tentam ajudar, porém cada um tem um motivo que impede. A sorte é que o papai chega e resolve o problema.

  • Propor uma leitura teatralizada da história: selecionar as personagens, o narrador, além de uma sonoplastia para a cena dos brinquedos falantes.
  • Conversar sobre as atividades do dia a dia que necessitam de um treinamento, como: amarrar os cadarços, vestir roupas, abotoar camisas e blusas, usar o zíper dos casacos, entre outras. Na oportunidade, comentar a imagem dos cadarços emaranhados das folhas de guarda.
  • Pedir comentários sobre as dificuldades dos brinquedos na hora de ajudar o Mendê com o cadarço. Algumas pessoas também podem apresentar dificuldades? Quais, por exemplo?
  • Pedir a opinião da turma sobre a solução apontada pelos pais no final do livro, aprovando ou modificando o desfecho.
  • Produção de texto: incentivar a turma a criar, em dupla ou em grupo, uma tira de quadrinho com três ou quatro cenas sobre problemas do cotidiano. Expor os trabalhos num mural.