O elefante caiu
O elefante caiu
R$ 38,50
Autor(es): Ivan Zigg Ilustrador(es): Ivan Zigg
Tamanho: 28cm x 20cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 4/5 anos ISBN: 9788562549915 Categoria: Tema: Conflitos / Problemas cotidianos / Descoberta/ Humor / Maravilhoso Fabular / Relações sociais / Comportamento

O livro narra a história de um elefante que cai e não consegue se levantar. Aí inicia o transtorno. Mas, e depois? É claro que ele pede a ajuda de seus amigos e companheiros elefantes que não conseguem nem mudá-lo de lugar. Empurram daqui, puxam dali, estudam uma maneira melhor para movê-lo, até que o mais sábio deles dá o caso por encerrado, todos vão embora e o deixam como estava. O melhor da história fica por conta de um personagem que aparece no final e resolve o problema em meio minuto... Leia e descubra!

  • Observar com os alunos a expressão das personagens no decorrer da história, identificando o maior número de emoções, como: espanto, exibição de força, alegria, concentração, etc.
  • Discutir: como deveríamos agir diante de alguém que sofre um acidente, seja uma simples queda ou algo mais complicado?
  • Orientar uma minipesquisa sobre a alimentação dos elefantes. Ler em voz alta o texto “Curiosidades sobre os elefantes” (p. 31) e, em seguida, propor a leitura da pesquisa como se fosse a sétima curiosidade, comparando-a com a ilustração da p. 17, que revela um almoço grandioso, imaginado pelo autor.
  • A opinião do elefante mais velho foi respeitada (p. 22). Debater em classe a questão do respeito à opinião dos mais velhos na sociedade em que vivemos, incluindo o respeito às limitações físicas experimentadas pelos idosos.
  • Pedir comentários sobre o desfecho da história desencadeado pela presença de um insignificante animal. Seria mesmo insignificante?
  • Produção de texto: a biografia do autor Ivan Zigg é apresentada com muito humor. Pedir aos alunos que escrevam a biografia de um colega ou, se preferirem, a autobiografia, imitando o estilo do Zigg , ilustrando-a também, caso queiram.
- Revista Crescer 30 melhores livros infantis do ano 2017