Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente
Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente
R$ 42,00
Autor(es): Mafalda Milhões Ilustrador(es): Mafalda Milhões
Tamanho: 25x22cm Páginas: 40 Faixa Etária: A partir de 6/7 anos ISBN: 9788594680327 Categoria: Tema: Livro-álbum; Descoberta/humor; Relações sociais/comportamento

A autora, desde o título, fala sobre o lado democrático que toda biblioteca deve apresentar: ser um lugar de leitura para todos. No seu texto, personagens de histórias e pessoas transitam igualmente como leitores comuns. Professoras, tias, Três Porquinhos, contadores de história, avô, bebê, Chapeuzinho Vermelho, o medo, a realeza, o inesperado, a bruxa má, os compadres agricultores e muitos outros – todos se sentem bem acolhidos na biblioteca – como em sua própria casa.

  • Conversar com os alunos sobre a autora e ilustradora portuguesa e sua atuação como profissional do livro e mediadora de leitura.
  • Pedir comentários sobre a “mistura” dos visitantes da biblioteca: pessoas de diferentes idades e gostos, personagens de livros e até mesmo sentimentos. Como pode ser vista essa diversidade?
  • Debater: a biblioteca é um lugar de conhecimento ou de prazer? Ou ambos?
  • Orientar os alunos na elaboração de perguntas para uma entrevista com o(a) bibliotecário(a) da escola, tais como: suas principais atribuições, preferências de leitura, tarefas mais difíceis, momentos gratificantes e perspectivas e/ ou sonhos na profissão.
  • Roda de conversa: promover um bate-papo em classe sobre a biblioteca da escola: horário de funcionamento, livros mais interessantes que já pediu emprestado, convivência com a bibliotecária, doação de livros pelo aluno para a melhoria do acervo, sugestões de atividades na biblioteca, dentre outros assuntos.
  • Produção de texto: incentivar os alunos na criação de um texto só com imagens (desenhos, colagens, pinturas, etc.) mostrando uma ou mais cenas prazerosas dentro da biblioteca. Expor os trabalhos num mural com um título bem significativo.