
O livro conta, de modo terno e poético, a história de crianças que convivem com as modificações no comportamento da avó acometida pelo mal de Alzheimer. Elas entram nas suas divagações e sonhos, compactuando-se com eles. O clima de respeito e compreensão perpassa todo o texto, bem como o entendimento da realidade vivenciada pela mãe e pela cuidadora, sempre preocupadas e atentas – até o dia em que percebem que a avó “precisava descansar” e vai construir uma nova união feliz com o avô que a espera na estação de um trem iluminado de estrelas.
- Orientar a turma numa minipesquisa sobre o mal de Alzheimer e debater o assunto, evidenciando a questão do carinho e dos cuidados para com a pessoa adoentada.
- Observar e comentar com a turma alguns aspectos da construção do texto: a narrativa em versos, a ocorrência das rimas, o tipo de linguagem e o uso de expressões, como “precisava descansar”, “sofá de flores” e frases finais do texto.
- Ler observando possíveis coincidências: dedicatória e nomes das personagens.
- Pedir que escolham uma ilustração para comentar com detalhes.
- Produção de um texto em versos: “Minha avó é assim”. Propor um sarau com a leitura dos poemas seguido de uma degustação de docinhos caseiros, feitos antecipadamente para lembrar a antiga profissão da vovó do livro.