Quatro jabutis
Quatro jabutis
R$ 42,00
Autor(es): Roseana Murray Ilustrador(es): Regina Rennó
Tamanho: 21,5cm x 25cm Páginas: 24 Faixa Etária: a partir de 6/7 anos ISBN: 9788562549441 Categoria: Tema: Ecologia/meio ambiente - Emoções/sentimentos - Natureza (bichos, plantas...) - Prosa poética

O texto, em linguagem delicada e poética, conta a história de quatro jabutis: onde moram, como caminham, como gostam de dormir, com quem se parecem, o que comem, como convivem com os outros bichos... E como perpetuam amorosamente a vida, depositando tesouros sob a terra, que um dia se abrirão, trazendo à luz jabutizinhos como a mamãe e o papai.

  • Propor uma leitura teatralizada, página por página, alternando vozes femininas e masculinas.
  • Orientar a turma numa minipesquisa sobre os jabutis, apresentando os resultados em grupos.
  • Incentivar a turma a desenhar jabutis, usando técnicas diferentes, como a ilustradora afirma na biografia.
  • Pedir comentários sobre as expressões: “ ...sussurram milenares segredos”; ”...possuem uma alma lenta, um jeito sem pressa de viver”; “...que esse é o rio da vida”. Ressaltar o trabalho com a linguagem na construção do texto literário.
  • Comentar com os alunos o diálogo entre o texto verbal e o trabalho de ilustração de Regina Rennó.
  • Discutir: como nós, seres humanos, analfabetos que somos da língua dos bichos, podemos aprender a compreender os animais?
  • Sugerir a criação de um texto coletivo, abordando assuntos, como: a lentidão dos jabutis; a simbologia indígena que sustenta a ideia de os jabutis serem ativos, astuciosos e inteligentes; a escolha da figura do jabuti, pela CBL, para o nome do importante prêmio de literatura, por representar o “ engenho que se busca nas obras literárias”.
Obra selecionada para o Catálogo de Bologna 2013