Na biblioteca da rua direita
Na biblioteca da rua direita
R$ 53,50
Autor(es): Walter Lara Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 22 x 26cm Páginas: 24 Faixa Etária: a partir de 6/7 anos ISBN: 9788562549595 Categoria: Tema: Amor/amizade; Descoberta/humor; Emoções/sentimentos; Capa Dura

O ratinho Otto passava os dias lendo na antiga biblioteca da Rua Direita. Lia os mais diversos livros: aventuras, fantasia, mistérios da natureza... Tudo o que ele queria saber encontrava-se nas páginas. Bastava apenas juntar as letrinhas. O melhor aconteceu quando ele achou um livro de capa verde, cheio de estrofes. Recitando-os, foi ouvido por uma ratinha. Logo se apaixonaram e constituíram uma bela família que hoje frequenta uma seção especial da biblioteca. Qual será?

  • Propor uma entrevista com a bibliotecária da escola, encaminhando perguntas sobre a composição do acervo, o arranjo das estantes, a recuperação da informação e os serviços que ela presta à comunidade escolar.
  • Comentar o uso da expressão ”rato de biblioteca” e depois conversar com a turma sobre preferências de leitura.
  • Debater: ler nos livros ou ler na Internet.
  • Propor que cada aluno traga de casa um livro que gostou de ler, a fim de trocar com o colega.
  • Por meio do livro de poesia, Otto e Anna se apaixonaram. Pedir que cada aluno recite um poema de sua escolha no livro. Selecionar poemas de livros emprestados da biblioteca e fazer um sarau.
  • Pedir a opinião da turma sobre o fato de o livro ter sido escrito e ilustrado pela mesma pessoa, comentando também as informações contidas na biografia.
  • Produção de texto: criar um texto bem-humorado, misturando elementos citados no livro: marinheiros, piratas, gigantes, dragões, pássaros, bruxas, fadas, gnomos e ratinhos.
Obra selecionada para o Catálogo de Bologna 2014