Kira
Kira
R$ 42,00
Autor(es): Roseana Murray Ilustrador(es): Elizabeth Teixeira
Tamanho: 22cm x 26cm Páginas: 24 Faixa Etária: a partir de 6/7 anos ISBN: 9788562549038 Categoria: Tema: Brincadeiras/jogos infantis - Emoções/sentimentos - Fantasia/realidade

O texto, em prosa poética, fala do cotidiano de Kira, uma menina levada que pula e voa, dá nome às coisas aladas, acorda os galos, a casa e os objetos que a compõem, e se veste de fantasia - até que o relógio ordena que chegou a hora de arrumar o quarto, tomar banho, alimentar-se e ir à escola.

  • Pedir comentários sobre as cenas em que predomina a fantasia e as cenas em que a realidade se mostra evidente.
  • Convidar os alunos para falarem sobre suas brincadeiras fantásticas e/ou seus passatempos favoritos.
  • Na história, Kira abre um livro de floresta, escolhe uma árvore e entra num buraco de seu tronco. Peça que a turma, dividida em grupos, imagine o que a menina poderia encontrar nesse buraco e faça um minitexto poético relatando tudo. Em seguida, cada grupo leria o seu texto.
  • Incentivar a turma a criar um poema coletivo, contando o encontro de sereias com a menina Kira.Ele poderia começar assim: ''As sereias vão espiar a areia/na hora da maré cheia/com olhos de adrepérolas, cabelos de algas marinhas/e cortejos de sardinhas.''(Poema ''As sereias'', do livro Fardo de carinho, de Roseana Murray. Lê).
- Obra selecionada para o Catálogo de Bologna 2011
- FNLIJ 2011 - Acervo Básico Reconto