Issum Boshi - o pequeno samurai
Issum Boshi - o pequeno samurai
R$ 43,00
Autor(es): Lúcia Hiratsuka Ilustrador(es): Lúcia Hiratsuka
Tamanho: 20,5cm x 26cm Páginas: 40 Faixa Etária: a partir de 6/7 anos ISBN: 9788562549427 Categoria: Tema: Amor/amizade - Aventura/suspense/mistério - Emoções/sentimentos - Folclore/contos populares

Este conto popular muito conhecido no Japão narra a história de Issum Boshi, um menino com o tamanho de um dedo polegar. Ele sonhava ir para a capital, estudar e ser um grande homem. Ao partir, ganhou uma espada feita com uma agulha de costura. Depois de perigosa e longa viagem, chegou a um castelo, onde conseguiu trabalho. A princesa se encantou por ele.
Certo dia, voltando do templo, foram surpreendidos por um monstro e o pequeno Issum foi engolido. Dando golpes com a espada no terrível inimigo, Issum conseguiu subir por sua garganta, alcançar o nariz e sair, deixando-o gemendo de dor. Ao fugir apressado, o monstro deixou cair seu martelo mágico. E com este, Issum realizou seu desejo: crescer. Tornou-se um belo moço, e é fácil adivinhar o que aconteceu.

  • Inicialmente, imaginar a história apenas a partir da observação da capa do livro.
  • Pesquisar sobre a vida dos samurais em livros ou na Internet.
  • Usar em frases as palavras em japonês que aparecem no decorrer da narrativa.
  • Debater os aspectos simbólicos do nascimento do pequeno Issum, seu desejo de conhecer o mundo e tornar-se grande.
  • Observar e analisar as ilustrações, relendo as explicações fornecidas pela própria ilustradora (p.40).
  • Comentar: fantasia e realidade nos contos populares.
  • A partir do texto poético descrito na p.24, criar uma história com o referido início e depois desenvolvê-la, mantendo proximidade com a narrativa ou criando um novo enredo.
FNLIJ 2010 - Acervo Básico Criança