Gente vestida de noite
Gente vestida de noite
R$ 43,00
Autor(es): Susana Maria Fernandes Ilustrador(es): Vera Ferro
Tamanho: 22,5cm x 26cm Páginas: 36 Faixa Etária: a partir de 6/7 anos ISBN: 9788562549564 Categoria: Tema: Brincadeiras/ Jogos Infantis; Bruxos/ Duendes/ Seres Fantásticos; Emoções/ Sentimentos; Fantasia/ Realidade; Natureza (Bichos, Plantas)

Kauá pulava de sua rede sempre que ouvia o galo cantar. Certa vez, brincando na praia, ele viu um enorme navio que logo ancorou. Dentro de grandes barcos saíram criaturas da cor da noite, acorrentadas e amedrontadas. O indiozinho ficou pensativo, pois as criaturas eram iguais a ele. Só a cor era diferente. Na cabeça de Kauá dançavam muitas perguntas sem respostas, e a mais intrigante era o motivo pelo qual a noite se transformara em gente. E noite amontoada e acorrentada ele jamais tinha visto em sua aldeia. Só algum tempo depois ele soube a resposta.

  • Conversar com a turma sobre a diferença entre o trabalho realizado pelos indígenas e aquele realizado pelos escravos.
  • Orientar uma breve pesquisa sobre as principais tribos indígenas que vivem hoje no Brasil: onde vivem, o que se sabe sobre sua língua, alimentação e vestuário, que relação mantêm como os brancos e com as autoridades governamentais.
  • Pedir comentários sobre a linguagem usada pela autora para apresentar a visão do indiozinho sobre a chegada dos escravos ao país.
  • Analisar em classe detalhes da ilustração: intercalação de imagens em preto e branco e em cores; uso de fotos; inserção de desenhos de rostos feitos a lápis. Perguntar sobre essa diversidade técnica.
  • Produção de texto: partindo da imagem das p. 32-33, propor o título: “Um Brasil de todos!”