Como nascem os pássaros azuis
Como nascem os pássaros azuis
R$ 42,50
Autor(es): Walter Lara Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 22cm x 26cm Páginas: 24 Faixa Etária: a partir de 6/7 anos ISBN: 9788562549434 Categoria: Tema: Emoções/sentimentos - Livro de imagem - Natureza (bichos, plantas...)

Através de imagens, o autor apresenta a história de um menino desenhista, apaixonado por pássaros. A princípio, ele os desenha com carinho numa grande folha em branco sobre uma mesa e os distribui pela página, tendo ao pé de sua banqueta o amigo cachorrinho. Quando sai do ambiente, levando o companheiro, a magia já está prestes a acontecer. Uma vasilha de tinta azul, do lado direito superior da mesa, parece seduzir os pássaros. Delicadamente, eles se deixam tingir, aguardam um pouco no peitoril da janela e, logo, se põem a voar com suas penas azuis, num tom sobre tom no azul do céu.

  • Propor a leitura silenciosa e pausada de todas as imagens.
  • Fazer com os alunos uma leitura comentada das etapas da narrativa, página por página, ressaltando
  • detalhes, traços e efeitos de luz e sombra.
  • Debater, após breve pesquisa, a estrutura do conto etiológico que, segundo os folcloristas, é o conto inventado para explicar a origem de um ser, no caso, o nascimento dos Pássaros Azuis.
  • Conversar com a turma sobre a importância da arte como produto criativo e como forma de conhecimento, tomando como base a história narrada neste livro e o trabalho executado por diversas pessoas, por meio
  • de diferentes materiais, como tinta, barro, pedra, madeira, ferro, aço, sucata, etc.
  • Incentivar os alunos a produzirem um texto verbal, parafraseando o título: ”Como nascem os peixes-espadas”; “Como nascem os ipês-brancos”; “Como nascem os dálmatas”.
- Obra selecionada para o Catálogo de Bologna 2014
- FNLIJ 2014 - Altamente redomendável Imagem