O livro do acaso
O livro do acaso
R$ 47,50
Autor(es): Nelson Cruz Ilustrador(es): Nelson Cruz
Tamanho: 21cm x 28cm Páginas: 44 Faixa Etária: a partir de 10/11 anos ISBN: 9788562549861 Categoria: Tema: Poesia/ Prosa poética

A obra apresenta uma combinação artística entre texto e imagem sobre textura de madeirite, com sua superfície avermelhada e nós característicos. A reunião de frases recolhidas em obras de autores como Olavo Bilac, Florbela Espanca, Coelho Neto, Lima Barreto e Alberto Caeiro, proporciona um valioso encontro com autores da língua portuguesa. A ideia do acaso – expressa no título – se percebe justamente nesse encontro em que o autor/ilustrador organiza e harmoniza texto e ilustração com os improvisos que a madeira oferece.

  • Convidar a turma a ler atentamente as orelhas do livro e debater a proposta criativa do autor/ilustrador.
  • Propor a leitura do texto, alternando uma voz solo a um coro de vozes masculinas e femininas.
  • Orientar a turma numa minipesquisa sobre as obras e os autores citados nas páginas 40-41, e sugerir sua apresentação em forma de esquete (rápida encenação) ou em forma de documentário.
  • Analisar em classe as singularidades do projeto gráfico, enfatizando o diálogo entre texto e imagens sobre madeira.
  • Produção de texto: a exemplo da técnica usada no livro, criar um texto a partir de “recortes” feitos em obras poéticas contemporâneas e transcrevê-lo em materiais diferentes da folha A4, como: compensado, tela para pintura, radiografias velhas, embalagens e outros que a imaginação sugerir. Dar um título interessante e expor os trabalhos.
- Prêmio ABL - Categoria Literatura infantojuvenil 2015
- Prêmio Jabuti 2015 - Catergoria Ilustração de livro infantil ou juvenil
- Altamente recomendável para crianças - FNLIJ 2015