Vladimir e navio voador
Vladimir e navio voador
R$ 45,00
Autor(es): Fábio Sombra Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 21 x 28 cm Páginas: 72 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549458 Categoria: Tema: Amor/Amizade; Aventura/Suspense/Mistério; Contos da Tradição Oral; Cordel; Emoções/Sentimentos

Apresentado em forma de versos de cordel, o texto conta a história de um camponês chamado Vladimir, tido como pouco inteligente. Começou assim: o Czar da Rússia avisou que daria sua filha, em casamento, ao jovem que chegasse ao palácio a bordo de um navio voador. Vladimir resolveu, então, tentar a sorte e partiu em busca do valioso prêmio. Em sua jornada, ele acabou conhecendo amigos leais, embora com estranhas características; estes o ajudaram a enfrentar duras provas propostas pelo Czar, que dificultava ao máximo entregar a mão da filha àquele candidato considerado um paspalhão.

  • Propor uma pesquisa sobre a estrutura básica da construção de um cordel: origem do gênero, introdução, criação das estrofes e temáticas mais comuns.
  • Debater: a questão da escolha do noivo pelo pai da noiva, nos contos tradicionais, e as condições para a realização do casamento; os antigos ”dotes” levados ao casar-se; as relações sogro e genro, ontem e hoje.
  • Pedir comentários sobre a dimensão simbólica das características dos amigos de Vladimir, na construção deste reconto popular russo. Focalizar também a função do auxiliar mágico (como o ancião que pedia alimento ) em outras narrativas conhecidas da tradição oral. Se possível, ver também outros livros de cordel de Fábio Sombra (Editora Lê e Abacatte Editorial).
  • Observar e analisar o projeto gráfico, pedindo opinião sobre as imagens, a escolha das cores e a expressão das personagens.
  • Partindo da leitura da p. 68, incentivar a turma na produção de um acróstico (poema com versos iniciados pelas letras que formam o nome da pessoa). Cada aluno pode usar seu próprio nome ou de um colega. Tema livre. Expor os acrósticos num mural.
- Obra selecionada para o Catálogo de Bologna 2014
- FNLIJ 2014 - Altamente recomendável Reconto