Primeira palavra
Primeira palavra
R$ 55,00
Autor(es): Tino Freitas Ilustrador(es): Elvira Vigna
Tamanho: 19,5 x 27,5 cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549403 Categoria: Tema: Amor/amizade - Conf litos/problemas cotidianos - Emoções/sentimentos - Prosa poética - Relações sociais/comportamento - Capa Dura

Era uma vez uma menina que não sabia ler e que pedia uns trocados na esquina de um sebo. Ela se encantava com as imagens dos livros e sempre fantasiava seu cotidiano na seção de literatura infantil, onde havia um livro especial que mostrava mágicas desastradas de uma bruxa e um gato. No dia em que completou oito anos, unindo medo e desejo, esperou o momento em que as portas da loja se fechavam, pegou o objeto tão admirado e saiu desabalada, sem perceber que um carro veloz transformaria seu sonho para sempre.

  • Antes da leitura do texto, mostrar a capa e o texto da quarta capa, e pedir que a turma imagine o enredo da história.
  • Conversar sobre prosa poética e analisar os trechos do livro que se enquadram na categoria. Se possível, mostrar esses trechos em cartazes, focalizando elementos que comprovem o trabalho com a linguagem.
  • Pedir comentários sobre o projeto gráfico e seu encadeamento ou implicação com o texto verbal.
  • Comentar em classe: Seu livro preferido não tinha letras. Nem cor. Assim como sua vida. Como seria esse livro? Haveria livros parecidos na biblioteca da escola? Que fascínio um livro desses poderia conter?
  • Iniciar um diálogo entre o texto de Tino Freitas e o poema-canção de Chico Buarque: Meu guri (analisedeletras.com.br/chicobuarque).
  • Propor seminário envolvendo professores e alunos ou palestra de um profissional (sociólogo, psicólogo, conselheiro tutelar, etc.) sobre a questão da criança pedinte, moradora de rua e sua situação na sociedade contemporânea.
  • Produção de texto (em prosa ou em versos). Temas à escolha: Quando eu não sabia ler...; O lugar onde eu descanso a vida; O livro das fantasias. Transcrever o texto num livro sanfonado (com capa, folha de rosto, miolo e biografia). Expor os trabalhos.
- Prêmio Jabuti 2013 - Melhor Ilustração Infantil
- Altamente Recomendável: Criança - FNLIJ 2011