Paz
Paz
R$ 43,00
Autor(es): Angela Leite de Souza Ilustrador(es): Angela Leite de Souza
Tamanho: 26x20cm Páginas: 56 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788594680198 Categoria: Tema: Relações sociais/comportamento; Conflitos/problemas cotidianos; Reflexões/filosofia; Reflexões/sentimentos

O texto convida o leitor a refletir sobre a Paz. Por meio de objetos que, geralmente, são encontrados em caixas de costura (linhas, agulhas, botões, fitas, sianinhas, barbantes, etc.) a autora constrói, com palavras e imagens, lindas metáforas sobre os significados da Paz, revelando sensibilidade e conhecimento dos sentimentos humanos. A maneira escolhida para dispor artisticamente os objetos na página confirma o desejo da autora de relembrar a todos que a paciência, a solidariedade, o amor e o perdão são caminhos possíveis para se chegar à felicidade, num tempo marcado pelas atribulações e pela violência.

  • Conversar com a turma sobre o início do texto, pedindo comentários sobre quem é o “outro” que vive, por vezes, bem perto de nós. Comentar também as imagens por meio das quais a autora nos fala desse “outro”.
  • Quais são os símbolos mais conhecidos que nos remetem à Paz?
  • Comentar sobre os recursos visuais (objetos, texturas, cores...) que compõem as imagens relativas ao ódio, mágoa, tristeza, indiferença e medo.
  • Bate-papo: a arte (o bordado, a costura, a pintura, a música, a escultura, etc.) como forma de meditação e/ou redução do estresse cotidiano, para todas as idades. Se possível, convidar um amigo ou familiar ligado à arte para participar da conversa e dar seu depoimento.
  • Produção de texto: sugerir a produção de um texto, emitindo uma opinião sobre a frase do poeta Drummond: “A guerra é o estado natural do homem, e a paz são as férias” (In: O avesso das coisas: aforismos, Record, p. 71). Outra sugestão: compor um painel intitulado “PAZ” com imagens (gravuras, desenhos, montagens, fotos...) que remetam aos sentidos do título. Cada aluno pode trazer o seu trabalho, que será colado num painel feito com uma tira longa de papel Kraft.