Onde a Palavra abre os olhos
Onde a Palavra abre os olhos
R$ 41,00
Autor(es): Leo Cunha Ilustrador(es): Thais Linhares
Tamanho: 21x28cm Páginas: 36 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9786599006104 Categoria: Tema: Metalinguagem - Poesia / Prosa poética

Num texto breve e cheio de lirismo, o autor percorre a trajetória do livro: a criação do texto pelo autor – o início de tudo –, o trabalho dos diversos profissionais, como o editor, a produção editorial, o revisor, o ilustrador, o projetista gráfico, até o livro pronto, nas mãos dos mais diversos leitores. O texto verbal e a ilustração se juntam num diálogo harmonioso, criando um enredo paralelo e transformando tudo num hino de amor ao livro.

  • Conversar com os alunos sobre a criação de um texto e a tão conhecida expressão “é preciso mais transpiração que inspiração”. Lembrar o fragmento do poema “O Lutador”, de Drummond: “Lutar com palavras/é a luta mais vã./Entanto lutamos /mal rompe a manhã”. Pedir comentários sobre a frase inicial do livro (p. 9) e o referido fragmento.
  • Pedir opiniões sobre o uso da letra maiúscula pelo autor em todas as situações em que ele escreve o vocábulo “Palavra”. Perguntar e/ou discutir sobre metalinguagem e texto metalinguístico.
  • Debater: a) os possíveis sentidos da imagem das pálpebras cerradas no início e final do livro (p. 7 e 32): b) detalhes interessantes nas ilustrações; c) como imaginam o processo de escolha do ilustrador do livro (pelo autor, à revelia do autor, pelo editor e autor?) d) e o que se depreende após a leitura da biografia da ilustradora Thais Linhares.
  • Em grupos, discutir e apresentar em classe os temas: a) o papel do editor na escolha do original a ser publicado; b) a importância do trabalho do revisor e a analogia com o Minotauro no labirinto, proposta na ilustração; c) as cores dos “vestidos” da Palavra (p. 16 e 17); d) o livro e o celular como companheiros de viagem; e) a atuação do mediador de leitura (professor, bibliotecário, familiares) e a formação do aluno-leitor.
  • Produção de texto: propor aos alunos a confecção de um livro coletivo contendo textos variados (em prosa, em versos, em tiras de quadrinhos, cartuns) que focalizem o objeto LIVRO. Sugerir que o apresentem na biblioteca ou auditório da escola, apresentando também o livro motivador Onde a Palavra abre os olhos.