O trompetista na tempestade
O trompetista na tempestade
R$ 42,00
Autor(es): Alexandre Azevedo Ilustrador(es): Lelis
Tamanho: 28 x 21 cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549984 Categoria: Tema: Prosa poética; Artes/Ciências; Emoções/sentimentos; Relações Sociais

O texto, escrito em forma de prosa poética, conta a história da presença de um som de trompete exercendo influência sobre todos que o percebem e se deixam fascinar por ele. O som chega com a chuva, ao cair da tarde, e a partir daí tudo vai se impregnando de poesia pelo som do trompetista, assim como a chuva se avoluma, tornando-se tempestade.

  • Inicialmente chamar a atenção para os detalhes da capa e do título que traz uma aliteração (repetição da mesma consoante, no caso, o ”t”). Comentar o efeito sonoro dessa repetição que se configura como fio condutor da narrativa.
  • Observar com os alunos detalhes na linguagem que a tornam predominantemente poética.
  • Estabelecer diálogo entre o livro e o poder sedutor do flautista do conto clássico O flautista de Hamelin, recontado pelos Irmãos Grimm.
  • Conversar sobre o tema do livro que, ao juntar a música com o barulho da chuva, provoca emoção e evoca um sentimento mágico. Falar também sobre o som da chuva.
  • Pedir comentários sobre as imagens do livro (traços, expressões, luzes e sombras). Comentar com os alunos que o texto se faz acompanhar de uma narrativa visual que sugere uma história paralela, isto é, as imagens ultrapassam as palavras, permitindo uma dupla leitura.
  • Produção de texto: em grupos, sugerir a criação de um texto em prosa apoiado na leitura das imagens de uma referida página. A história pode ou não ter semelhança com o livro. Após a atividade, pedir que cada grupo faça a leitura do seu texto.
- Obra Selecionada para o Catálogo de Bolonha – 2016
- Altamente Recomendável - FNLIJ 2016