O ovo de Pégaso
O ovo de Pégaso
R$ 48,00
Autor(es): Arthur Warren Ilustrador(es): Janaina Tokitaka
Tamanho: 18x26cm Páginas: 140 Faixa Etária: A partir de 10/11 anos ISBN: 9788594680310 Categoria: Tema: Aventura/suspense/mistério; Seres fantásticos

O livro narra as aventuras dos irmãos Catarina e Alê Stathopoulos, descendentes de gregos. Eles moram com a mãe Estela e a avó Helena, dona de um restaurante. As crianças levam uma vida comum, igual a tantas outras até que descobrem, na despensa, uma caixa de madeira que nunca tinham visto antes. Ela era grande e cheia de palavras escritas em grego e com uns adesivos de “frágil”. A partir daí, a aventura se instala, pois na caixa havia um grande ovo, que depois eclode, deixando ver um cavalinho de asas. Como era de se esperar, os curiosos irmãos passam a cuidar daquele ser fantástico, que cresce a cada dia, mantendo em segredo a espetacular façanha, até que descobrem a sua origem e que desfecho a vida lhe reserva.

  • Conversar com a turma sobre o cenário inicial da narrativa: o restaurante, a casa sobre o restaurante e alguns hábitos gregos (descritos no livro ou pesquisados).
  • Pedir a opinião da turma sobre a frase de Catarina: “... os melhores planos começam da maneira mais idiota” (p.30). Discutir também: As mensagens expressas no fascinante mundo mitológico podem ser assimiladas para o nosso autoconhecimento e fornecer respostas para as indagações acerca da existência?Por quê?
  • Pedir comentários sobre a inserção dos quadrinhos, geralmente no início dos capítulos, e que dialogam também com as demais ilustrações.
  • A lenda de Pégaso envolve um número enorme de outros seres mitológicos, como Poseidon, Medusa, Perseu, Quimera, Kchrisaor, Atena e o próprio Zeus. Dividir a turma em grupos e sugerir que cada um escolha um dos seres para apresentar em classe, em forma de minipesquisa, jornal falado, vídeo, etc.
  • Produção de texto: na p.110, lemos que Catarina precisava arranjar um jeito de vencer um leão-cabra-cobra-cuspidor-de-fogo. Propor a criação de um texto em que apareça um ser fantástico com um nome parecido, de preferência, mais terrível ainda. Ilustrá-lo e expô-lo em forma de livro sanfonado.