O menino que falava pouco
O menino que falava pouco
R$ 43,00
Autor(es): Tino Freitas Ilustrador(es): Elvira Vigna
Tamanho: 22 x 26 cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549830 Categoria: Tema: Amor/amizade; Diversidade; Emoções/sentimentos; Maravilhoso fabular

Em prosa poética, o texto narra a história de um menino muito sensível. E como o título adianta, ele falava pouco, mesmo porque , muitas vezes, as palavras não são fáceis de dizer. Brincando com as cores do dia, sempre arranjava um modo de descobrir encantos nas árvores, nas frutas, nos pássaros, no rio e, principalmente, na companhia do pai. Num entardecer, o menino encheu o peito de ar e gritou a frase mais bonita que o pai jamais esqueceria.

  • Pedir comentários e explorar as expressões que denotam tratar-se de um texto poético. Observar e opinar sobre o tamanho das letras em algumas expressões.
  • Analisar o belo diálogo do texto verbal com as imagens de Elvira Vigna.
  • Refletir e debater: quem poderia ser o menino da história? Seria um personagem apenas inventado pelo autor, ou teria existido? Há pistas no livro? Se há, quais?
  • Conversar sobre alguns aspectos da vida familiar: os passeios preferidos; as reações de cada membro da família diante da alegria e dos problemas; as formas de demonstração de afeto de cada um; como respeitar as diferenças.
  • Produção de texto: ”O menino que falava demais”.