Ludmila e os doze meses
Ludmila e os doze meses
R$ 45,00
Autor(es): Fábio Sombra Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 21cm x 28cm Páginas: 48 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549410 Categoria: Tema: Contos da tradição oral - Cordel /Emoções/sentimentos

O cordel narra a história de Ludmila, uma menina corajosa, educada e disposta a salvar a vida de seu pai, guardião da floresta, às voltas com pedidos absurdos de uma rainha malvada e arrogante. Ludmila enfrenta uma floresta gelada da Rússia e encontra doze misteriosos senhores, que a ajudam a satisfazer os desejos da rainha, sempre exigindo o que não é próprio da época. No final, a ambição da rainha provoca sua própria destruição.

  • Orientar uma pesquisa sobre a origem e as características do cordel.
  • Comentar em classe os cenários da história, relacionando-os a filmes, desenhos animados, livros e peças de teatro, analisando também as imagens reconhecidas pelo autor como "parceria afinada" com Walter Lara.
  • Discutir algumas situações que comprovam a presença de: arrogância; autoritarismo; inveja; ambição; tristeza; coragem; educação; solidariedade; obediência.
  • Montar um quadro explicativo, mostrando as estações do ano no Leste europeu e suas peculiaridades (clima, vegetação e frutas da época, por exemplo).
  • Propor um bate-papo sobre a importância do vilão ou da vilã na construção de uma história.
  • A exemplo do texto da última página, incentivar os alunos a comporem acrósticos, usando como tema nomes próprios presentes no livro, como: Rússia, Ludmila, Ekaterina, Janeiro, Março e Setembro.
  • Produção de texto: escolher uma ilustração do livro e, a partir dela, imaginar uma história bem diferente desta que o autor criou.
- Obra selecionada para o Catálogo de Bologna 2013
- Finalista Prêmio Jabuti - Melhor ilustração infantil - 2013