João valente
João valente
R$ 45,00
Autor(es): Fábio Sombra Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 21cm x 28cm Páginas: 68 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549175 Categoria: Tema: Amor/amizade - Aventura/suspense/mistério - Emoções/sentimentos - Folclore/contos populares - Poesia/poema narrativo/prosa poética

João-cara-de-milho é expulso de sua aldeia e se separa de sua amada Iluska. Vagando pelas planícies da Hungria, torna-se soldado, salva a filha do rei da França e se torna João Valente. Depois de enfrentar corajosamente muitas dificuldades, consegue encontrar o seu amor. A história, na versão em cordel, foi baseada no famoso poema épico húngaro János Vitéz, do autor Sándor Petöfi, e adaptada por Fábio Sombra que, ao traduzi-lo, se manteve fiel ao enredo original.

  • Propor e orientar uma pesquisa sobre a relação entre as novelas de cavalaria e o cordel nordestino.
  • Convidar um cordelista para falar sobre a estrutura do cordel. Ou acessar relatos de entrevistas e de reportagens sobre os mestres do cordel no Brasil, apresentando-os em classe.Ver também: livros de cordel de Fábio Sombra (Editora Lê e Abacatte Editorial).
  • Debater a questão da persistência e do esforço para superar limitações: na própria compleição, no esporte, na busca de um ideal, etc.
  • Situar Budapeste no mapa e levantar informações no âmbito geográfico e cultural sobre a Hungria. Apenas como informação, pesquisar comentários sobre o livro Budapeste, de Chico Buarque, ou sobre o filme homônimo.
  • Propor a criação (em grupo) de uma narrativa em cordel, com 5 ou mais estrofes de 6 versos sobre a paixão e as proezas de um marinheiro, de um viajante, ou de outro personagem à escolha. Marcar a data para a apresentação dos textos.
- FNLIJ 2011 - Acervo Básico : Reconto
- Indicado para o Catálogo de Bologna - 2011