Hortência das tranças
Hortência das tranças
R$ 38,50
Autor(es): Lelis Ilustrador(es): Lelis
Tamanho: 25cm x 24cm Páginas: 36 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549892 Categoria: Tema: Fantasia e realidade; Metalinguagem; Narrativa em versos

Narrada em versos, a história seduz o leitor pela singeleza e determinação da personagem Hortência. Com sua mala carregada de livros, ela viaja por lugares distantes e perdidos no tempo, mostrando o fascínio exercido pela literatura. Em cada lugar aonde chega, ela chama os ouvintes para conhecerem a palavra fantástica de Guimarães Rosa, Cervantes, Lobato e de outros escritores. O livro convida o leitor a entrar na história e a descobrir, como Hortência, um modo encantado de distribuir sonhos e fantasias...

  • Propor um debate sobre os contadores de histórias de ontem e de hoje. Se possível, convidar uma contadora de histórias para uma apresentação na escola.
  • Conversar com os alunos sobre as personagens citadas no livro e sua importância no cenário da literatura brasileira e mundial; em seguida, sugerir uma minipesquisa sobre as obras em que elas se encontram.
  • Observar e analisar as ilustrações do livro.
  • Estabelecer diálogos entre a atividade da personagem Hortência e o trecho da canção “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento e Fernando Brant: “Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão/Todo artista tem de ir aonde o povo está/Se foi assim, assim será/Cantando me desfaço e não me canso de viver nem de cantar”.
  • Sugerir a leitura dramatizada do texto, definindo os trechos para as vozes masculinas, as femininas, e aqueles para serem lidos em coro.
  • Produção de texto: dividir a turma em grupos e sugerir o reconto de uma história (ou a criação de um texto original) a ser apresentado em versos.
- Prêmio Biblioteca Nacional - Melhor Livro de Literatura Infantil 2015
- Obra Selecionada para o Catálogo de Bolonha – 2016
- Prêmio Guavira - 2016
- Prêmio Jabuti - CBL - Finalista Infantil - 2016