Abílio Basílio e seu fusqueta
Abílio Basílio e seu fusqueta
R$ 37,50
Autor(es): Maria Amália Camargo Ilustrador(es): Silvana Rando
Tamanho: 25cm x 26cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549373 Categoria: Tema: Aventura/suspense/mistério Descoberta/humor Relações sociais/comportamento

Maria Amália Camargo e Silvana Rando fazem sua estreia na Abacatte Editorial com uma parceria que promete agradar em cheio o pequeno leitor.
O texto é recheado de personagens com características diversas e até inusitadas, como a ''Monga'', que vivem uma experiência ''Capertadíssima'' num cenário improvável: O VELHO FUSCA VERDE-ABACATE DO SEU ABÍLIO, um simpático vizinho que não gostava de deixar ninguém a pé...
Quer ver onde isso vai dar? Então pegue carona nessa aventura!

  • Debater: formas de gentileza, envolvendo o trânsito e o uso do veículo.
  • Propor uma discussão sobre os tipos retratados pela autora para figurarem como "Caronas" no fusca de seu Abílio: o que têm em comum, o que fazem para ganhar a vida, como reagem diante das situações bizarras.
  • Comentar com a turma algumas expressões que remetem a outras, como: "Ser ou não ser" (p.7); "Drezava para que o bebê não nascesse com cara de melancia" (p.8); tocar "o Bife" (p.18); "Hamlet e omelete" (p.18); "pendurou a melancia no pescoço" (p. 10).
  • Propor uma pesquisa sobre irmãos siameses, lembrando que os do texto são apenas ligados pelos mindinhos.
  • Pedir a opinião da turma sobre as ilustrações que narram cenas da história e sobre aquelas que povoaram a imaginação da ilustradora, no momento de visualizar os fatos. Comentar também sobre a folha de guarda (verso da capa e da contracapa).
  • Produção de texto: "O dia em que seu Abílio Basílio se encontrou com dona Leopolda Agripina".