A pescaria magnética do seu vivinho e outras histórias
A pescaria magnética do seu vivinho e outras histórias
R$ 40,00
Autor(es): Fábio Sombra Ilustrador(es): João Marcos
Tamanho: 20,5 x 25cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788562549502 Categoria: Tema: Brincadeiras/jogos infantis - Cordel Descoberta/humor - Folclore/contos populares - Quadrinhos

O livro apresenta oito mirabolantes histórias do pescador mais mentiroso do mundo. Um peixe voador do tamanho de um leitão é visto em plena Floresta Amazônica. Seu Vivinho vai parar no bucho de um surubim gigante... E ele garante que este e os outros casos
impressionantes aconteceram, sim senhor! Os autores, mais uma vez, unem a linguagem dos versos de cordel à estética das histórias em quadrinhos.

  • Conversar com a turma sobre a técnica da construção do cordel e, neste caso, como teria sido possível aliá-la aos quadrinhos. Comentar informações contidas nas biografias dos autores.
  • Em grupos, pedir que façam uma leitura teatralizada ou cantada de cada história. Deixar livre a escolha do figurino e/ou cenário. A própria turma vai julgar e escolher a apresentação mais original.
  • Orientar a turma numa pesquisa e/ou entrevista com amigos e familiares sobre mentiras de pescador. Compartilhar os resultados numa grande roda, em classe. A atividade poderia ser iniciada com o seguinte refrão extraído do livro: “Meus amigos, não fiz fotos.../e (que pena), não filmei.../Mas garanto que é verdade/tudo isso que contei”.
  • Discutir o uso e o significado de vocábulos e expressões que os alunos considerarem desconhecidos para eles.
  • Propor a criação e produção de uma tira de quadrinhos com tema envolvendo uma grande e deslavada mentira. Expor os trabalhos num varal ou mural da classe. Se a turma quiser, compor um jornal ou livro com os trabalhos apresentados.