A lenda dos dinossauros
A lenda dos dinossauros
R$ 39,00
Autor(es): Anderson de Oliveira Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 22,5 x 30 cm Páginas: 40 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788594680174 Categoria: Tema: Arte/ciência, Ecologia/meio ambiente; Natureza (bichos, plantas...); Prosa poética; Brochura

Ao contemplar uma exuberante paisagem, um velho índio se deixa levar por lembranças de cenas perdidas num tempo de não se sabe quando. Seu olhar se fixa nos contornos das montanhas. Os dinossauros ficaram eternizados nessas rochas brutas e parecem
contar as histórias de suas vidas no planeta. A lenda dos dinossauros é revivida através dessas recordações povoadas de mistério, exuberância e grandeza.

  • Conversar com a turma sobre a lenda e sua importância em nosso imaginário. Estabelecer a diferença entre a lenda e o mito.
  • Perguntar sobre as informações descritas no livro sobre os dinossauros que a turma desconhecia, ou ainda não havia pensado sob a imaginação do narrador.
  • Conversar sobre o efeito das ilustrações realistas do livro, que também cumprem as funções informativas e narrativas. Na oportunidade, pedir comentários sobre tonalidade, luminosidade e escolha das cores.
  • Submeter o trecho à apreciação dos alunos, pedindo analogias com as vivências humanas: “Tornar-se adulto equivale a superar muitos desafios, tendo a crista se tornado rígida e a pele rugosa e marcada por muitas cicatrizes” (p.26 aproximadamente: boneco sem paginação).
  • Bate-papo sobre os textos de Regina Rennó e biografias de Anderson de Oliveira e Walter Lara. Refletir com a turma sobre a produção do livro e a construção dos textos literário e imagético.
  • Produção de texto: reescrever uma lenda ou criar texto inédito sobre uma lenda.
Obra selecionada para o Catálogo de Bologna 2014