Um conto por um guaraná
Um conto por um guaraná
R$ 39,00
Autor(es): Fernando A. Pires Ilustrador(es): Fernando A. Pires
Tamanho: 14 x 21 cm Páginas: 136 Faixa Etária: a partir de 12/13 anos ISBN: 9788562549939 Categoria: Tema: Coletânea de contos/Realismo fantástico/Descoberta/humor/Relações sociais/comportamento

O livro apresenta sete contos sobre temas inusitados e divertidos: um radiador furado, uma girafa que mora em frente a uma livraria, um cavalo que só toma guaraná, uma baleia que se comunica por enigmas, um príncipe com pulgas, um elefante mestre em xadrez, um cachorro que se chama Gato...

As histórias são independentes, mas contêm sempre algum elemento em comum, e juntas contam outra história a ser descoberta. O autor se inspirou em histórias contadas por um velhinho português que morava em seu bairro, quando criança. Ele as guardou na memória e agora vem narrá-las aos leitores.

  • Conversar sobre a presença dos elementos fantásticos que permeiam os textos, comentando também a frase de Gabriel Garcia Márquez: ”Penso que o fantástico é a melhor maneira de descrever o real. A realidade é tão absurda”.
  • Propor uma roda de “causos”, convidando alguns contadores da cidade ou familiares dos alunos.
  • Por meio de uma linguagem peculiar em que a fantasia é a atmosfera de sua narração, comentar as situações em que há predomínio da ironia baseada em contos ou histórias infantis. Discutir também os elementos que se entrelaçam de uma forma ou de outra, como, por exemplo, o príncipe cheio de pulgas, o cachorro pulguento e o nome do cão: “Gato”
  • Em grupos, fazer um levantamento dos nomes de personagens e de objetos presentes nos contos e propor um bate-papo sobre o processo de criação textual do autor. Lembrar a frase: “Mudei várias vezes, sempre pensando no que o José Glucídio dissera: escrever o que sente”. (p.74)
  • Produção de texto: propor a produção de um conto breve com inserção de elementos fantásticos sobre os temas, à escolha: Ir à escola: Prêmio ou castigo?; Só para sentir o cheiro da infância; Blablabar; Ouve-Vê e Leva-e-Traz versus Livraria e Leitura.
- Finalista categoria Juvenil Prêmio Jabuti – 2016
- Prêmio Guavira 2016 - 2º lugar