Finóquio
Finóquio
R$ 53,50
Autor(es): Silvana de Menezes Ilustrador(es): Silvana de Menezes
Tamanho: 25cm x 25cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 4/5 anos ISBN: 9788562549557 Categoria: Tema: Amor/amizade; Emoções/sentimentos; Infância /velhice; Livro de imagem; Capa Dura

As imagens narram a história de Finóquio, um boneco manipulado por fios e criado por um velho marceneiro, como aconteceu na história original de Collodi. O bonequinho de madeira, de nome bem parecido com Pinóquio, foi deixado sobre a mesa. No silêncio da noite, uma fada velhinha apareceu e “acordou” o Finóquio para a vida. Imediatamente, ele sentiu bater seu coração. Mas ao desvencilhar-se dos fios, ele aciona o botão da serra elétrica, e tudo estaria perdido, se o velhinho não aparecesse na hora para desligar a máquina. O final – o leitor pode adivinhar...

  • Pedir que a turma conte o que mostra cada cena. No final, perguntar se conhecem uma história parecida. Na oportunidade, falar da importância das histórias recontadas ou revisitadas no todo ou em partes.
  • Conversar sobre brinquedos feitos de madeira, pedindo que levem alguns (ou fotos) daqueles que tenham uma história bonita para se contar.
  • Pedir comentários sobre as imagens, as texturas imitando a madeira, a expressão das personagens de acordo com os sentimentos que evocam.
  • Refletir: quem poderia ser a fada velhinha? Por quê?
  • Após conversar sobre o que aconteceu com o nariz de Finóquio, e o que representa o crescimento do nariz na história original, criar um texto coletivo imaginando: “A primeira mentirinha de Finóquio”.