Dona Feia
Dona Feia
R$ 39,00
Autor(es): Anderson de Oliveira Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 21cm x 28cm Páginas: 40 Faixa Etária: a partir de 10/11 anos ISBN: 9788562549106 Categoria: Tema: Contos de fada - Contos de tradição oral - Emoções/sentimento - Folclore/contos populares

Dona Feia vivia num casebre rodeado de milharal. Os habitantes do povoado chamavam-na de bruxa, velha e louca. Certo dia, um caixeiro-viajante conhece Dona Feia e seu ofício: ela fazia lindas bonecas de palha. Encantado, ele as levou para vender. Tempos depois, retorna com sorrisos e grande pedido. O povoado, que padecia com seca avassaladora, descobre que fazendo bonecas pode driblar a seca. Dona Feia, de bruxa vira fada, e sem os preconceitos ganha novo nome: Dona Fia. A fiandeira mais famosa do sertão.

  • Pedir leitura e comentários do posfácio de Ronald Claver.
  • Analisar a técnica narrativa usada pelo autor: descrições, frases rimadas, presença de menestréis e suas falas declamadas, uso de linguagem poética, etc.
  • Orientar uma pesquisa sobre cantigas de amor, de amigo e de escárnio ou de maldizer.
  • Sugerir uma entrevista com um artesão ou artesã e/ou uma oficina sobre confecção de bonecas de palha ou de pano. Em seguida, expor os trabalhos.
  • Em grupo: incentivar a produção de um texto informativo em capítulos sobre a trajetória do artesanato da região e compor um livro.
  • Diálogo entre textos: apresentar o livro de imagem Dona Tricotina Tapeceira, de Semíramis Paterno, Lê, e pedir comentários sobre as analogias possíveis entre Dona Feia e Dona Tricotina.
  • Propor a criação de um poema que resuma a história de Dona Feia, a ser recitado por um grupo de ''menestréis'', iniciando assim: Viemos de Europa, de França e Bahia!/Chegamos em boa hora/pra falar de Dona Feia/nesta amada freguesia.