Bibo na praia
Bibo na praia
R$ 39,50
Autor(es): Silvana Rando Ilustrador(es): Silvana Rando
Tamanho: 21 x 21 cm Páginas: 20 Faixa Etária: a partir de 6 meses ISBN: 9788565732048 Categoria: Tema: Amor/amizade; Brincadeiras/jogos infantis; Descoberta/humor; Emoções/sentimentos; Caixa alta

Os livros da Coleção ressaltam a importância da inserção das crianças na cultura escrita, uma vez que a alfabetização resulta de um longo processo que começa bem cedo. Os cenários focalizados – sítio, praia e mercado – estão muito próximos do universo infantil, assim como a ação das personagens nas narrativas. As histórias, atendendo aos interesses, principalmente, dos pequenos leitores, deixam ver o impulso crescente da adaptação ao meio físico e o interesse pela comunicação verbal.

  • Fazer uma leitura teatralizada dos textos.
  • Explorar o espaço gráfico, distinguindo ilustração e escrita. Mostrar que as marcas gráficas no papel, que são diferentes dos desenhos, também comunicam alguma coisa e transformam-se em linguagem.
  • Apresentar questões que levem a turma a discutir as relações interpessoais presentes nas histórias, lembrando o valor da amizade e do respeito mútuo.
  • Pedir comentários sobre determinadas cenas que privilegiam tempo e espaço diversos.
  • Levar o leitor a perceber a inter-relação do mundo real que o cerca e o mundo das palavras que nomeia esse real. Na oportunidade, chamar a atenção para os vários objetos ilustrados nas páginas de guarda, pedindo que as crianças os reconheçam.
  • Sugerir uma exposição de fotos em que as crianças apareçam na praia, no sítio ou no mercado.
  • Produção de texto imagético: propor desenhos, colagens, pinturas, usando técnicas variadas, que retratem outras cenas (no sítio, na praia e no mercado) não exploradas nos livros, mas que poderiam fazer parte dos enredos.
  • Hora da música: com a melodia da canção sobre os dedos (“Polegar, polegar, onde está?...”), adaptar versos, como: Olha o Bibo/Olha o Bibo/ Onde está?/Onde está?/Foi ao mercado/Comprar banana/E volta já/E volta já! ( Fazer o mesmo em relação ao sítio e à praia.)