Neusa Sorrenti

Neusa Sorrenti

Nasci em Itaguara,interior de Minas, num friorento 29 de maio. Sou neta de italianos, filha de Antônio Sorrenti e de Cecília MIchetti. Passei minha infância brincando de circo, teatro e cantorias. Brincava também de escrever poemas em pedaços de papel e até em paredes e muros, levando advertências memoráveis.
Aos quatorze anos vim fazer o Curso Normal em Belo Horizonte. Para acalmar a saudade de meus pais refugiava-me na leitura.Gostava de ler poesia e contos. A poesia sempre me fascinou.
Voltei a Itaguara, trabalhei como professora na escola Estadual “Coronel Frazão” por 4 anos. Depois retornei a Beagá para trabalhar e continuar os estudos.
Fiz Letras e Ciência da Informação e trabalhei por mais de 20 anos como professora do Ensino Fundamental e como bibliotecária. Fiz pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa (Literatura Africana, Brasileira e Portuguesa). Lecionei na PUC Minas e na pós-graduação da UNIPAC Betim.
Já publiquei cerca de 40 livros para crianças e jovens, dentre eles: O encantador de pirilampos (Prêmio 30 anos da FNLIJ e Altamente Recomendável) O menino Leo e o poeta Noel (obra adaptada para teatro por Mamélia Dorneles e Jota D’Angelo); Chorinho de riacho e outros poemas para cantar; Pintando poesia; Carta de um menino para a pior avó do mundo; Borboletas na chuva; Um casório na Lua e o livro teórico: A poesia vai à escola.
Trabalhei por 15 anos como leitora crítica de originais. O livro continua presente em minha vida, me fazendo refletir sobre a vida e as pessoas. E isso leva tempo, porque é um aprendizado diário... sem conclusão de curso.
Atualmente participo de Feiras e Salões do Livro e trabalho com oficinas literárias em instituições de ensino.
E reaprendo a tecer e a bordar histórias com meus netos Enrico e Lorenzo.

Livros do(a) Autor(a)